Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2007

poico

Naquele dia eu tinha acabado de vortá do prantio. armei a tucum no alpendi mode assussegá um pouco. o enfado era grande. foi quando escutei um grito: ô de casa? ô de casa? - era o cumpede liduino. mandei o home entra e se acomodar. chamei a muié e mandei que fizesse um ca´fezinho. então cumpade liduino que foi que voç~e viu home? cumpade. cê sabe que samo amigo dos tempo antigo né? e eu .... fala home o que foi? entonce, eu vim aqui avisar o cumpade que seus animá tão acabando cum meu prantio. meus animá? e como o cumpade sabe que é meus animá pois se eu vi cum meus óio cumpade num pode serliduino, meus bixo veve tdo preso. pois intonce cumpade vamo lá no meu roçado pra mode cê mesmo cunferi que? é cumpade, eu abati um animá oia aqui cumpoade se for bicho meu não vai ficar assim nam vice!! mas eu.... não tem histora não! nóis fumo la no roçado do cumpadae liduino averiguá se o bixo era mesmo dos meus. qual num foi meu susto quando de longe vi e reconheci o boréu abatido no chão. O bor...

vô mimbora

Imagem
Seu moço vô mim bora pra bem longe. aqui num dá mais pra mim não. os novo ninhum quéri sabê das minha música. Ah! que bons tempos aqueles siô! no meu tempo de mocidade! a gente ia pros forró mode dançá o xote. Voçê conhece o xote seu moço? já ouviu ou dançou o forrozim pé de serra hein? Ai, ai! Pois voçê num sabe o que é bom de verdade. Eu era dos mió sanfoneiro lá das banda do mato fino. adorava tocá minha safona todeschine. tocava em casamento, batizado, tocava inté im velório. de vez em quando tinha uns fuzuê sabe? mas era tudo resovido. sujeito valente tinha a puliça nos coro dele. hoje não seu moço! hoje é só esculhambação. é so pornografia. sabe num intendo porque os mais novo chamam isso de forró. essa esculhambação né forro não siô. oia tenho que ir agora mode cuida dos afazer adespois vorto pra cuntinuá a minha históra vice? intão inté!!

INHÔ DOTÔ

inhô sabido, inhô dotô peço aqui sua permissão pra falar de coisa triste que assola meu sertão. peço, escute com vontade pois lá vem desolação lá o povo é pobre mas também é cidadão não existe para muitos estes filhos da nação fico triste ao ver sofre o sertanejo nosso irmão político lá só aparece em época de eleição Vem promessa, pede votos depois é só decepção.

cultura

A cultura popular nordestina é uma das mais ricas e belas do Brasil. Os vários estados que compõem a região,cada qual, tem suas características próprias, representadas por festas, danças, canções etc. No Piauí temos vários exemplos desses elementos. No folclore temos a lenda do cabeça- de -cuia. segundo a tradição um jovem de nome crispim teria matado a mãe depois de uma mal sucedida pescaria e foi por ela amaldiçoado. Para quebrar a maldição crispin teria que devorar sete virgens de nome maria. a assombração vive a vagar pelas águas do rio parnaiba. temos também a dança do boi. muito importante é preservação da cultura do nosso estado.